Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Perfil das famílias e comunidade

Perfil das Famílias:
As famílias, em sua grande maioria, são carentes, desestruturadas emocionalmente, economicamente e não possuem planejamento. Uma porcentagem considerável delas não possui escolaridade, nem capacitação profissional dificultando a orientação dos seus filhos. À parte a educação informativa, não possui também educação formativa. As mães possuem pouca ou quase nenhuma instrução, são domésticas em sua maioria que saem para trabalhar ao romper do dia e só voltam quando já é noite. Outras vivem de subempregos ou estão desempregadas. Segundo os docentes, a grande maioria transfere a responsabilidade pela educação dos filhos à escola. Muitas são agressivas com os filhos e professores, dificultando o diálogo entre ambos. Os pais não têm autoridade com os filhos. Assim, devido ao excesso de trabalho, falta de instrução e ás vezes descompromisso, em geral, os pais não acompanham a vida escolar de seus filhos.
De acordo com o depoimento das professoras de 1ª à 4ª série, neste período há um acompanhamento melhor de uma parte dos pais à vida escolar dos filhos.

3. Perfil da comunidade:
O bairro de Pau da Lima originou-se de um grande sítio doado por D. Pedro II a uma escrava. A ocupação ao longo do tempo ocorreu de forma irregular por meio de divisões em lotes onde foram construídos as habitações e pequenos estabelecimentos comerciais, como grande parte das comunidades de baixa renda, ficando desabitados os locais de relevo irregular. Com o aumento populacional tais regiões se tornaram única opção para um grande grupo instalar suas casas resultando, assim, em ligações com outros bairros como: Jardim Cajazeiras, Sete de Abril, região de São Rafael, São Marcos mesmo sem a devida estrutura (rede de esgotos, pavimentação etc.). A comunidade paudalimense está situada num perímetro recuado do centro da cidade, ocupando uma grande área periférica e contando com uma considerável população atuante nos diversos setores, tais como comércio, indústria, arte e cultura dentre outros.
O crescimento da comunidade é evidente. Em termos de indústria não é representativo, porém o comércio é bastante significativo, principalmente o informal. Em muitas residências há pequenas portas com um ponto de comércio e serviços que emprega a maior parte da população local.
Há muitas opções de transporte ligando o bairro aos pontos principais da cidade, porém precisa de um projeto mais específico para descongestionar o trânsito nos horários de pico.
A Escola Jesus Cristo na Mansão do Caminho foi pioneira em Pau da Lima. Depois surgiram as escolas municipais, cuja maioria não possui sede própria e em seguida vieram as estaduais. Só existem três escolas de Ensino Médio no entorno. São elas: Escola Estadual David Mendes, Escola Estadual Maria de Lourdes Parada Franch e mais recentemente a Escola Estadual do Pau da Lima, atendendo à população mais carente do bairro. Existem também um bom número de escolinhas particulares e outras que cresceram com o bairro (Escola Ana Teresa, Marissol).
Em Pau da Lima existe hoje atendimento de saúde em instituições particulares (Hospital São Rafael, Hospital 2 de Julho e clínicas) e públicas (Postos de saúde = Mansão do Caminho, Municipal, Posto São Marcos). Embora estejam funcionando precariamente, servem à comunidade.
Costuma-se relacionar o alto índice de violência ao baixo poder aquisitivo de uma população que marginalizada, sofre segregação e forma comunidades carentes em termos sociais e econômicos. A comunidade de Pau da Lima é formada por indivíduos que na sua maioria não teve acesso a níveis educacionais mais elevados para garantir-lhes melhores condições sociais, permitindo-lhes um padrão financeiro proporcionado de uma vida confortável.   Devido a isso, as pessoas passam a ocupar subempregos, que exigem baixa escolaridade trazendo por conseqüência, baixa remuneração. Devemos também considerar o fator desemprego que muito contribuiu para elevar o alto índice de violência.
De acordo com os dados obtidos em atividades extras classe por alunos desta Unidade Escolar, a criminalidade neste bairro alcança diariamente, cerca de 10 ocorrências na delegacia local com detenção. Tais ocorrências indicam: furtos, roubos, homicídios, agressões, desacatos, entre outros.
O bairro de Pau da Lima possui uma associação de moradores denominada AMPLI (Associação dos Moradores de Pau da Lima) cuja prioridade é proporcionar à comunidade eventos e lazer com a finalidade de levantamento de verbas para melhoria local, bem como discutir questões que interferem no bem estar geral para encontrar soluções viáveis em benefício de todos, além de oferecer cursos variados voltados para cultura em geral. Há também no bairro ONG’S  geralmente ligadas ás instituições religiosas que além  do amparo emocional promovem sustentação a lares destroçados, reconstruções de barracos caídos, cursos profissionalizantes de pequeno porte como: cabeleireiro, manicure, barbearia, corte –costura, bordados, artesanato, padaria etc.
O sistema de habitação é simples com muitas casas situadas na rua principal misturando-se ao comércio ativo, funcionando como casas comerciais e moradia simultaneamente. Outras habitações ocuparam o espaço de forma desordenada em terrenos íngremes, muitas das quais formando aglomerações chamadas de invasões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário